Evento sobre metodologia de pesquisa e formatação ABNT é promovido pelo GEPEH/UFMS
O GEPEH/UFMS promoveu, no sábado, 29 de março, o curso de extensão “Do dado ao texto: metodologia de pesquisa em bases e formatação ABNT”. Ministrado pela professora e bibliotecária MSc. Mary Celina, do CPNA/UFMS, o evento reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da educação em busca de aperfeiçoamento nas normas acadêmicas e técnicas de pesquisa. Realizado na Sala de Informática do Complexo EaD e Escola de Extensão, o curso ofereceu quatro horas de imersão em temas como acesso a bases de dados científicos, organização de referências e aplicação prática das regras da ABNT. Os participantes destacaram a clareza da ministrante e a utilidade do conteúdo para projetos acadêmicos, especialmente na otimização de tempo durante pesquisas e na prevenção de erros comuns de formatação.

foto: equipe Gepeh/UFMS

foto: equipe Gepeh/UFMS

foto: equipe Gepeh/UFMS
Estrutura e interação marcam o curso
O ambiente dinâmico da sala de informática permitiu atividades práticas, como formatação de trabalhos e simulação de buscas em plataformas científicas. Durante o evento, a professora convidada enfatizou a importância de dominar as normas técnicas, reforçando que a formatação ABNT vai além de uma exigência burocrática, servindo como ferramenta essencial para conferir credibilidade e organização ao trabalho científico.
A iniciativa destacou o papel do GEPEH/UFMS como articulador estratégico das demandas de estudantes, professores da educação básica e do ensino superior, promovendo um espaço colaborativo de troca de conhecimentos e aprendizagem mútua. Segundo a coordenação, o interesse pelo curso ultrapassou todas as expectativas iniciais, com vagas esgotadas em tempo recorde. O êxito da atividade reforçou a importância de projetos que integrem fundamentos teóricos à aplicação prática, potencializando assim a qualidade e o impacto das produções científicas regionais. Para acompanhar as próximas edições ou obter mais detalhes, os interessados podem seguir as redes sociais oficiais do GEPEH/UFMS.
Professora Maria Lima integra debate sobre defesa das humanidades em seminário crítico às reformas do Ensino Médio
Evento organizado por entidades educacionais mobilizou especialistas para discutir impactos das mudanças curriculares e estratégias de resistência
O 1º Encontro do Seminário de Crítica às Reformas e ao Currículo do Ensino Médio, realizado sob o tema “Em Defesa da Filosofia e Sociologia”, destacou a urgência de recompor a carga horária dessas disciplinas no currículo escolar. Promovido por quatro associações — APROFFIB, APROFFESP, ABEFIL e MDFS —, o evento contou com a participação da Profa. Dra. Maria Lima (ABEH e CNDCH), reconhecida por sua atuação na defesa das humanidades, e do Prof. João Victor Pavesi (LEMADI), em mesa mediada pelo Prof. Aldo dos Santos, vice-presidente da APROFFIB.

Mesa 1 - As humanidades e o Ensino Médio
Transmitido pela Agenciamentos Contemporâneos, o debate centrou-se nos efeitos nocivos das reformas educacionais, especialmente a redução de aulas de Filosofia e Sociologia, considerada um retrocesso para a formação crítica de estudantes. Os participantes reforçaram a necessidade de pressionar o Conselho Estadual de Educação (CEE) para garantir a aplicação da Lei Federal 14.945/2024, que restaura as 2.400 horas da Formação Geral Básica (FGB) no Ensino Médio.
O seminário destacou que, segundo as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNEM), a definição da carga horária das disciplinas depende agora de cada rede de ensino, o que exige vigilância constante para evitar distorções. Para enfrentar o desafio, foram criados dois grupos de trabalho: um dedicado à elaboração de propostas curriculares alternativas, e outro voltado a ações administrativas, legislativas e jurídicas capazes de assegurar o retorno de duas aulas semanais de Filosofia e Sociologia em todos os anos do Ensino Médio.
A iniciativa também abordou a sustentabilidade das licenciaturas e as condições de trabalho dos docentes, apontando que a recomposição das disciplinas é fundamental para a qualidade do ensino público. A transmissão integral do evento está disponível no canal da Agenciamentos Contemporâneos, vinculado ao movimento “Em Defesa da Filosofia e Sociologia”.
Assista ao debate
A íntegra do 1º Encontro pode ser acessada em:
https://www.youtube.com/live/2zfvz1YyAxE?si=iSpI3Bn_8mv3vDPj
Créditos: Transmissão realizada pela Agênciamentos Contemporâneos.
Texto elaborado por Rejane Trindade (GEPEH/UFMS) com base em divulgação oficial do MDFS. Informações detalhadas podem ser consultadas nos canais das entidades organizadoras (11.04.25).
GEPEH/UFMS promove curso de extensão
Mtodologia de pesquisa e formatação ABNT

O Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) convida a comunidade acadêmica para o curso de extensão "Do dado ao texto: metodologia de pesquisa em bases e formatação ABNT", que ocorrerá no dia 29 de março de 2025 (sábado), das 08h às 12h, na Sala de Informática do Prédio Complexo EaD e Escola de Extensão, AGEAD/UFMS, na Cidade Universitária em Campo Grande/MS.
A atividade faz parte do projeto de extensão "Formação de professores, currículo, práticas educativas e diferenças" e será ministrada pela Profa. MSc. Mary Celina, bibliotecária da UFMS/CPNA.
O curso tem como objetivo capacitar os participantes no uso de bases de dados acadêmicas e na aplicação das normas da ABNT na escrita científica.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Retomada das Atividades do GEPEH/UFMS em 2025
Após um período de férias e reestruturação, o Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) retoma suas atividades! No dia 08 de março de 2025, realizamos nossa reunião geral para definir os rumos desta nova etapa, estruturar as atividades do grupo e planejar as ações para o ano.
Damos as boas-vindas às professoras Ingrid (graduada em História/UFMS), Dra. Luci (docente do curso de Pedagogia/UFMS de Aquidauana), Ana Paula (graduada em História e Mestre em Ensino de História - UEMS), Angelina (Mestranda PPGEDU/UFMS e coordenadora ETI - REME), Rosa de Fátima (Mestranda PPGEDU/UFMS e docente da ETI REME) e Emanuele (Graduanda em Pedagogia). A chegada dessas novas componentes reforça o compromisso com a pesquisa e o ensino, trazendo diversas experiências e perspectivas para o grupo..

Equipe Gepeh em atividade presencial em Campo Grande, MS
Além da ampliação do quadro de integrantes, a reorganização interna do GEPEH/UFMS inclui a distribuição de tarefas administrativas, o que permitirá melhor desempenho e maior eficiência nas nossas ações. Contamos agora com uma equipe dedicada para apoiar nas publicações, gestão de eventos e comunicação, garantindo maior visibilidade às nossas iniciativas.

Equipe Gepeh em participação remota das cidades de Salvador (BA), Dourados e Três Lagoas (MS)
Um dos grandes destaques deste ano é a retomada das atividades do projeto de extensão "Formação de professores, currículo, práticas educativas e diferenças", coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos, com vigência de 2024 a 2027. Convidamos todos para se envolver nas atividades previstas, como cursos, palestras e produções acadêmicas, que são fundamentais para contribuir com o fortalecimento das pesquisas e da reflexão crítica no campo da Educação.
Para 2025, preparamos a participação do GEPEH/UFMS em importantes congressos acadêmicos, como o Simpósio Nacional da ANPUH, o PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, a Reunião Nacional da ANPED, o Congresso Internacional de Direitos Humanos da UCDB, além do Encontro Nacional de Licenciaturas - X ENLIC. Organizam-se equipes para a submissão de trabalhos e a representação do grupo nesses eventos, ampliando o diálogo com a comunidade acadêmica e com outros grupos de pesquisa.
Além disso, as reuniões por linha de pesquisa serão retomadas, com as datas e detalhes sendo divulgados em nossas redes sociais e grupos de comunicação, incentivando a participação de todos.
Fique atento às nossas redes sociais para mais informações sobre as atividades, reuniões e oportunidades de envolvimento.
(Texto elaborado por Rejane Trindade e Maria Lima)
(Edição: Rejane Trindade)