top of page
Leaf Pattern Design

LINHAS DE PESQUISA DO GEPEH/UFMS

As linhas de pesquisa foram se constituindo ao longo da história do GEPEH/UFMS a partir dos interesses e dos projetos de pesquisa de seus membros. Atualmente, o grupo está organizado em torno de três grandes linhas:

  1. Conhecimento escolar, disciplinas escolares e práticas de linguagem nos processos formativos;

  2. Ensino de História e cultura, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais

  3. Políticas educacionais, currículo, ensino e formação de professores

Para ingressar no grupo, é preciso associar-se a um dos projetos de pesquisa e, consequentemente, a uma das linhas de pesquisa.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram

Linhas de Pesquisa - ementas

Linha 1 – Conhecimento escolar, disciplinas escolares e práticas de linguagem nos processos formativos

Coordenação: profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos

Ementa: Desenvolver pesquisas sobre práticas de linguagem no contexto das disciplinas escolares, quando significadas na forma discursiva por meio de seus suportes materiais e simbólicos, examinando-se as características dos processos formativos e suas implicações para a formação de professores, consideradas as especificidades da cultura escolar e a epistemologia do conhecimento escolar. 

Linha 2: Ensino de História e cultura, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais

Coordenador da linha: Prof. Dr. Lourival dos Santos

Ementa: Desenvolver estudos sobre ensino de História em sua relação com a escrita escolar, seja nos conteúdos e reflexões sobre culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas; promover a aproximação dos referenciais teórico-metodológicos do ensino de História (escolar/não escolar) àqueles da (re)educação para as relações étnico-raciais, tecendo, a partir das discussões do campo do Currículo, reflexões em torno dos processos de identificação hegemonizados em propostas e práticas curriculares e as decorrências para a formação de professores; investigar práticas curriculares descoloniais e anticoloniais no âmbito da educação escolar indígena, camponesa e quilombola.

Linha 3: Políticas educacionais, currículo, ensino e formação de professores

Coordenadora da linha: Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos

Ementa: Realizar pesquisas sobre políticas educacionais voltadas à Educação Básica e à formação de professores, objetivando dar visibilidade ao poder de significar, criar sentidos e hegemonizar concepções e práticas nos processos de produção e implementação das políticas educacionais e curriculares.

bottom of page