O GEPEH está associado, através de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, a outros Grupos de Pesquisa que investigam o ensino de História.
https://www.instagram.com/gepiufms?igsh=bWVzcTduZ2psdHgw
Grupo de Estudos de Política Internacional (GEPPI)
O Grupo de Estudos de Política Internacional é coordenado pelo Prof. Dr. Samuel de Jesus FACH/UFMS e foi formado em 2022 com o objetivo de ser um fórum de discussões sobre o tema política internacional. O grupo se reúne periodicamente e promove uma interação entre os estudantes em torno do assunto política internacional (e também nacional) proporcionando aos integrantes a possibilidade de enriquecer a sua formação acadêmica. Tudo isto por meio de debate sobre livros de política internacional, atualização de notícias, produção de artigos científicos em periódicos nacionais classificados pelo qualis capes e produção de livros que é resultado de reflexão crítica do grupo. O GEPI possui um grupo no WhatsApp que permite compartilhamento de notícias entre seus membros, com reflexão e debate em tempo real. O Grupo escreveu coletivamente dois livros: “A (Anti) Política Externa do Governo Bolsonaro (2019-2022)” pela editora Oeste em 2023 e “A Política Externa do Terceiro Governo Lula (2023-2024)” pela editora VEZ E VOZ em 2024. Em 2024 passou a integrar a Cátedra Sergio Vieira de Mello da ACNUR Agência para Refugiados da ONU da UFMS passando a incorporar os temas de refugiados e Direitos Humanos.
GRUPO DE PESQUISA OFICINAS DA HISTÓRIA (UERJ)
https://www.oficinasdehistoria.com.br/
O Grupo de Pesquisa Oficinas de História, reconhecido pelo CNPQ, dedica-se a pesquisas na área do ensino da História e busca contribuir para o aprofundamento de reflexões acerca deste campo de conhecimento, que vem merecendo uma crescente atenção no meio acadêmico.
NEABI/UFMS - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
https://neabiufms.wordpress.com/
O grupo pretende congregar todos os pesquisadores da UFMS que estudem questões ligadas aos povos indígenas e aos afro-brasileiros, com ênfase aos problemas contemporâneos enfrentados por esses grupos no passado e no presente. Pretendemos contribuir para a criação de mecanismos de redução de desigualdades na sociedade em geral, e nos ambientes educacionais em particular.
ALFALE/UFMT - Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar
https://www.facebook.com/Alfale
ALLEAULA – Unicamp
https://www.alleaula.fe.unicamp.br/
Os Grupos de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita e Trabalho Docente na Formação Inicial, após diversos e variados movimentos de aproximação, se reorganizam a partir de 2016, num único grupo, chamado ALLE/AULA. ALLE/AULA é um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes que tomam por desafios a reflexão sobre a cultura escrita bem como o professor, seu trabalho pedagógico em sala de aula e sua formação.
GEPACEH – Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação, Currículo e Ensino de História
Líder: Prof. Dr. Marcus Leonardo Bomfim Martins
Contato: marcus.bomfim@ufjf.br
O foco do grupo é problematizar questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem da História a partir de uma abordagem discursiva que interpela, simultaneamente, o Currículo, a Avaliação, a História e o Ensino de História como campos, mas também como objetos de pesquisa. Pensar o currículo, a avaliação, os processos de ensino-aprendizagem e a escola ainda que não vinculados à disciplina História, também constitui o escopo de estudos e pesquisas do grupo.
LEPEH - Laboratório de estudos e pesquisas em ensino de História
Local: Sala A-111 – Anexo FE (UFRJ)
O LEPEH constitui-se em um espaço intra e interinstitucional de ações voltadas para a área do Ensino de História. Fundado em 2012, suas atividades voltam-se para ações acadêmicas e políticas que viabilizem reflexões e produção de conhecimentos sobre o discurso historiográfico escolar em diferentes contextos curriculares, considerando as especificidades e complexidades dos saberes e práticas no ensino dessa disciplina.
Docentes do PPGE que fazem parte da equipe: Ana Maria da Costa Monteiro (coordenadora) e Carmen Teresa Gabriel, Amilcar Araújo Pereira, Giovana Xavier.