PESQUISA
Linha 1 – Conhecimento escolar, disciplinas escolares e práticas de linguagem nos processos formativos
Ementa: Desenvolver pesquisas sobre práticas de linguagem no contexto das disciplinas escolares, quando significadas na forma discursiva por meio de seus suportes materiais e simbólicos, examinando-se as características dos processos formativos e suas implicações para a formação de professores, consideradas as especificidades da cultura escolar e a epistemologia do conhecimento escolar.
Componentes da linha:
1. Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (licenciada em História; doutora em Educação; docente do curso de Pedagogia da FAED/UFMS)(líder do GEPEH) (Programa de Pós-Graduação em Educação - PGEDU/UFMS) (coordenadora da linha)
Projeto de pesquisa: Escrita escolar e ensino de História: sentidos de aprendizagem histórica, letramento e literacia em sociedade de cultura escrita (2021/2025).
2. Profa. Danielle dos Santos Barreto (Pedagoga – mestre em Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU – da UFMS)
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Dissertação intitulada: Processos formativos no contexto das disciplinas escolares: identidades e diferenças na produção de sentidos sobre o papel da escrita nas aulas de História
3. Ingrid Haunstein (graduada em História)
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Pesquisadora voluntária – Plano de Trabalho: Escrita escolar e ensino de História: sentidos de aprendizagem histórica (setembro de 2024 a agosto de 2025)
4. Gustavo Rosin João (graduando em HIstória)
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PIVIC - responsável pelo desenvolvimento do Plano de trabalho: Práticas formativas de leitura e escrita na Educação Básica: ensino de história e sentidos de letramento (setembro de 2024 a setembro de 2025).
5. Rejane Trindade Rodrigues - mestre em História
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Plano de trabalho intitulado: “Passados em disputa: os sentidos de identidades, memória e regionalidades na narrativa do ensino da história do Mato Grosso do Sul no currículo das ciências humanas no Ensino Médio”.
6. Rosa Evaristo - mestranda PPGEDU
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Plano de trabalho: Diversidade étnico-racial na escola: desafios da prática docente no combate ao racismo, na redução das desigualdades e promoção do respeito e cultura da paz nas escolas.
Equipe é colaboradora do:
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Projeto de Pesquisa: Práticas de leitura, leitores e distinção: sentidos produzidos para o livro didático de língua portuguesa (2023-2025)
coordenação: profa. Dra. Maria de Fátima da Anunciação Xavier de Almeida (FAED/UFMS)
PROJETO DE PESQUISA VINCULADO À LINHA:
"Currículo, escola e formação de professores: olhares sobre as políticas educacionais sulmatogrossenses" - projeto financiado FUNDECT
Coordenação: Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos
Linha de pesquisa 2 - Ensino de História e cultura, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais
Coordenação: prof. Dr. Lourival dos Santos
Ementa: Desenvolver estudos sobre ensino de História em sua relação com a escrita escolar, seja nos conteúdos e reflexões sobre culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas; promover a aproximação dos referenciais teórico-metodológicos do ensino de História (escolar/não escolar) àqueles da (re)educação para as relações étnico-raciais, tecendo, a partir das discussões do campo do Currículo, reflexões em torno dos processos de identificação hegemonizados em propostas e práticas curriculares e as decorrências para a formação de professores; investigar práticas curriculares descoloniais e anticoloniais no âmbito da educação escolar indígena, camponesa e quilombola.
1. Prof. Dr. Lourival dos Santos (licenciado e doutor em História; docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo - FAED/UFMS)
● Projeto de Pesquisa: A diáspora negra no centro sul da América do Sul: da Guerra do Paraguai aos novos Quilombos (1864-2008).
2. Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro (licenciada e doutora em História; docente da UNITAU, do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional; e do ProfHistória)
● Projeto de Pesquisa: Identidade e Diferença: narrativas de professores sobre práticas educativas étnico-raciais.
3. Profa. Esp. Wanessa Odorico Onório (licenciada em Educação Física; Pedagoga; Profa. de Educação Física da REME/Campo Grande/MS)
4. Prof. Felipe Costa Gonçalves (Pedagogo; egresso UFMS; consultor pedagógico no país Índia).
5. Prof. Jônathan Olafson Fernandes (licenciado em História, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU – da UFMS).
Linha 3 - Políticas educacionais, currículo, ensino e formação de professores
Ementa: Realizar pesquisas sobre políticas educacionais voltadas à Educação Básica e à formação de professores, objetivando dar visibilidade ao poder de significar, criar sentidos e hegemonizar concepções e práticas nos processos de produção e implementação das políticas educacionais e curriculares.
1. Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos:
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Coordenadora do:
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Projeto de Pesquisa 1: Sentidos de conhecimento e de docência em propostas curriculares: implicações da BNCC e da BNC-FP para as disciplinas escolares e para a formação de professores (2022/2024)
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Projeto de pesquisa 2: A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP (2023/2026)
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Equipe é colaboradora do:
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Projeto de pesquisa 3 coordenado pela profa. Dra. Carla Zandavalli: A Base Nacional Comum Curricular e o discurso da qualidade de ensino como indutor de políticas da educação básica e de formação de professores no Brasil (2022/2024).
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Orientações:
1. Prof. Márcio Bruno Pereira dos Santos (Licenciado em Educação Física; docente da REME de Campo Grande/MS)
Plano de trabalho: Reflexões pedagógicas sobre as adequações e sentidos curriculares da Educação Física em torno da implantação da Base Nacional Comum Curricular
2. Jacob Malko Raphi Dolabani de Castro (bacharel em Direito; graduando em Letras/UFMS; PIVIC)
Plano de trabalho: Práticas docentes e processos formativos no Ensino Médio em escolas da cidade de Campo Grande/MS
3. Rejane Trindade Rodrigues - Mestre em História pela UFGD
Bolsista de Apoio Técnico - vinculado ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
4. Angelina Brandão Rodrigues Vieira - mestranda PPGEDU/UFMS
Plano de trabalho: HTPC: o catalisador da transformação docente e seus impactos em escolas de tempo integral em Campo Grande - MS
5. Samilly Albuquerque - PIVIC - graduanda em História
Plano de trabalho: Projeto de Vida e itinerários formativos no novo Ensino Médio (2017-2024): Nova gramática política e pedagógica no Currículo
6. Maria Vitória Castro - PIVIC - graduanda em História
Plano de trabalho: As decorrências da BNCC e do NEM para a formação de professores: o lugar das ciências humanas no currículo em Mato Grosso do Sul)
Parcerias
1. Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro (Pedagoga; graduanda em História; mestre em Ensino de História; docente da REME de Campo Grande/MS).
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vinculada ao projeto de pesquisa “Sentidos de conhecimento e de docência em propostas curriculares: implicações da BNCC e da BNC-FP para as disciplinas escolares e para a formação de professores – (2022/2024)”
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A Base Nacional Comum Curricular e o discurso da qualidade de ensino como indutor de políticas da educação básica e de formação de professores no Brasil (2022/2024)”.
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2. Profa. Dra. Gresiela Souza (licenciada em Matemática; doutora em ensino de Matemática; técnica da SED/MT)
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A Base Nacional Comum Curricular e o discurso da qualidade de ensino como indutor de políticas da educação básica e de formação de professores no Brasil (2022/2024)”.
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
3. Profa. Dra. Márcia Bortoli Uliana (licenciada e doutora em História/UFGD)(Docente da Rede Básica de Ensino/MS).
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
4. Prof. Airton Fernandes de Matos Filho (Docente de História da Rede Estadual – BA; mestre em ensino de História/UESB; docente da rede estadual da Bahia)
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vinculado ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
5. Prof. André Dornelles Pares (licenciado em Filosofia; mestre; docente da rede municipal de Porto Alegre/RS)
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vinculado ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
6. Prof. André Gomes da Conceição (licenciado em Geografia; Doutorando em Geografia; docente do Colégio Brigadeiro Newton Braga – Aeronáutica - RJ))
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vinculado ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
7. Profa. Dra. Elaine Lourenço (licenciada em História; doutora em História; docente do curso de História da Universidade Federal do Estado de São Paulo - UNIFESP)
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
6. Prof. Dr. Jefte da Mata Pinheiro Junior (licenciado em História; doutor em História, docente do Colégio Brigadeiro Newton Braga – Aeronáutica - RJ)
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vinculado ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
7. Profa. Dra. Laura Roberta Fontana (licenciada em História; doutora em História; docente da Educação Básica/RJ)
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)
8. Prof. Carolina Martinez (Pedagoga; docente da REME/Campo Grande; egressa UFMS)
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Ações de extensão
9. Profa. Graça Viviane Pereira (Docente da Rede Estadual – BA; doutoranda UESB; docente de colégio militar no estado da Bahia)
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vinculada ao projeto de pesquisa financiado “A formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o Novo Ensino Médio, a BNCC e a BNC-FP” (2024/2026)