O grupo de pesquisas reúne graduandos e pós-graduandos, professores da Educação Básica, pesquisadoras e pesquisadores que possuem estudos no campo da Educação em diálogo com outros campos disciplinares, em particular a História e a Língua. Desenvolve pesquisas no campo do Currículo, do Ensino de História, da Formação de Professores, da Linguagem e ensino, da História Oral e das relações étnico-raciais. Promove ações de extensão no campo da formação de professores objetivando aproximar profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior.
É coordenado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos, docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) E do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS).
Os componentes de nossa equipe atualmente são:
-
Prof. Dr. Lourival dos Santos (Coordenador adjunto do GEPEH/UFMS), docente (UFMS/FAED/Campo Grande).
-
Profa. Dra. Márcia Bortoli Uliana (SED/MS)
-
Profa. Dra. Maria de Fátima Xavier da Anunciação de Almeida (UFMS/FAED) (vice-líder do GEPEH/UFMS)
-
Profa. Dra. Patrícia Teixeira Tavano (UFMS/CPAN)
-
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro (UNITAU)
-
Profa. Danielle dos Santos Barreto (Pedagoga)(UFMS/FAED/mestranda em Educação)
-
Profa. Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro (Pedagoga, mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História (UEMS)
-
Profa. Wanessa Odorico Onório (Pedagoga e profa. de Educação Física - REME/Campo Grande)
-
Profa. Msc Rejane Trindade Rodrigues (licenciada em História e mestre em História pela UFGD)
-
Ana Karolinna Rodrigues Moraes (UFMS/FAED/graduanda em Pedagogia)
-
Cristiane Santos de Oliveira (UFMS/FACH/graduando História)
-
Eduarda Vargas Santada (UFMS/FAED/graduanda em Pedagogia)
-
Breno Luiz Garbin da Silva (UFMS/FACH/graduando História)
-
Samilly Kettlen de Albuquerque de Souza (UFMS/FACH/graduando História)
-
Maria Vitória de Castro Fernandes (UFMS/FACH/graduando História)
-
Prof. Márcio Bruno (Educação Física) (UFMS/FAED/Mestrando em Educação)
-
Prof. Jonathan Olafson (Filósofo) (UFMS/FAED/Mestrando em Educação)
-
Prof. Davi Simões (graduando em História - UNEB)
-
Prof. Msc Airton Mattos (mestre em ensino de História e professor da rede pública do estado da Bahia).
-
Prof. Jonathan Olafson (filósofo, graduando em História, mestrando do PPGEDU/UFMS)
-
Prof. Márcio Bruno (licenciado em Educação Física, mestrando do PPGEDU/UFMS)
-
Prof. Kleyton Carlos Ferreira (Mestre em Educação UFGD/FAED), Doutorando (PPGEDU/UFMS).
-
Gustavo Machado Rosin João Graduando no curso de História licenciatura na Faculdade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
(atualizado em 30/10/2024)
Sobre
-
PESQUISA:
Os pesquisadores vinculados ao GEPEH/UFMS mobilizam em seus estudos fundamentos dos campos da Educação, da História, da Linguística, da Sociologia e da Antropologia, produzindo conhecimentos no campo do ensino de História, da Alfabetização e da Historiografia. Pressupondo a existência de processos de produção de diferenças e desigualdades, bem como de relações de poder instituídas em relações discursivas, elegem como categorias centrais as práticas de linguagem e o currículo, ambos pensados em suas dimensões culturais e sócio-históricas. Neste contexto, tornam-se objetos de estudo as práticas docentes, os processos de ensino e de aprendizagem, os materiais didáticos, a gênese, função e funcionamento da História enquanto disciplina escolar no Brasil, os processos de seleção e distribuição dos conhecimentos históricos, a produção de desigualdades educacionais regionais (numa perspectiva histórico-comparada).
Nosso Grupo de Pesquisas possui três linhas:
-
Conhecimento escolar, disciplinas escolares e práticas de linguagem nos processos formativos;
-
Ensino de História e cultura, direitos humanos e reeducação das relações étnico-raciais
-
Políticas educacionais, currículo, ensino e formação de professores
Para conhecer as EMENTAS DAS LINHAS, acesse a página do GEPEH/UFMS no Diretório de Grupos do CNPq
2. EXTENSÃO:
As atividades de extensão são voltadas às comunidades interna e externa à UFMS. São ofertadas diversas ações, tais como cursos, palestras, seminários, rodas de conversa, parcerias com escolas para desenvolvimento de atividades específicas, dentre outras.