Na BNCC, as questões referentes ao ensino de História e ao pensamento histórico-social (tempo e espaço) foram incorporadas no chamado Campo de Experiências Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Ao comparar o lugar ocupado pelo pensamento histórico-social no RCNEI e na BNCC, pode-se observar um processo de apagamento, tendo esse ocorrido com mais significância no último documento curricular homologado, aspecto que remete aos embates em torno do que seria importante de ser abordado no ensino para crianças e exacerbando o currículo como um campo de lutas.
Inferimos isto porque, a estrutura na qual os conhecimentos relacionados ao ensino de História são alocados, dividem o espaço com outros campos do conhecimento.
No RCNEI os conteúdos e conhecimentos relativos aos ensino de História são apresentados no eixo Natureza e Sociedade, dividindo o espaço nesta estrutura com conhecimento de Ciências Naturais e Geografia.
Já na BNCC, o Campo de Experiência que abarca os conteúdos e conhecimentos relativos aos ensino de História é o Espaço, Tempo, Quantidades, Relações e Transformações, que também concentra os campos disciplinares de Ciências Naturais, Geografia e Matemática.
Observamos assim, que o ensino de História que anteriormente dividia espaço com dois campos disciplinares (RCNEI), passa a dividir o mesmo espaço com três campos disciplinares na BNCC, sendo um destes o campo de Matemática -o qual no RCNEI concentrava-se sozinho num eixo de aprendizagem.
Considerando que os embates travados em torno da elaboração da BNC/BNCC atingiram todas as etapas da Educação Básica, inferimos que há indícios de que a narrativa trazida pela versão final da BNCC tenha produzido apagamentos, sendo um deles, o desenvolvimento do pensamento histórico-social.