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Produção das/os acadêmicas/os da disciplina de Currículo e Escola - FAEd/UFMS (Análise de documentos curriculares)

Atividade de ensino associada ao projeto de extensão: "Formação de professores e currículo: políticas curriculares nacionais, locais e as práticas de leitura, escrita e ensino de História na sala de aula" (2021 - 2022)

Linha de pesquisa 1 - Práticas escolares de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita

Acolhe estudos e pesquisas sobre práticas escolares de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, englobando tanto a alfabetização, quanto o papel mediador das práticas de linguagem no contexto das disciplinas escolares.

1. Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (líder do GEPEH) (FAED/UFMS) (PPGEDU/UFMS) (PROFHistória/UEMS) [Coordenadora da linha 1]:

  • Projeto de pesquisa: Escrita escolar e ensino de História: sentidos de aprendizagem histórica, letramento e literacia em sociedade de cultura escrita (2021/2024).

  • “Para escrever é preciso ler e interpretar a história”: produção de textos e de lugares comuns nas aulas de história (texto de sistematização de resultados de pesquisa – em elaboração).

2. Profa. Danielle dos Santos Barreto (Pedagoga):

  • Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula: ensino de História e identidade.

3. Profa. Everlin Viana Tavares (Pedagoga):

  • Ensino de História e aprendizagem da escrita: a constituição da autoria no processo de desenvolvimento do pensamento histórico.

4. Beatriz Varela Del Duca (graduanda em Letras/FAALC):

  • Escrita escolar e ensino de História: Estado da arte das pesquisas em língua inglesa.

5. Profa. Dra. Márcia Bortoli Ulliana (Doutora em História/UFGD) (Docente da Rede Básica de Ensino/MS):

  • Estruturando pesquisa para desenvolver em parceria com prof. Maria Lima – aprofundamento das discussões sobre ensino de história e patrimônio.

  • Coordenação de mesa no III Seminário do GEPEH (setembro de 2021) – Práticas de leitura, escrita e oralidade: história e escola.

6. Prof. Dr. Ary Albuquerque Cavalcanti Jr. (Doutor em História/UFGD; Docente da rede particular de Coxim/MS; atuou como substituto do curso de História/UFMS/CPCX).

  • Projeto de pesquisa em estruturação: Sentidos que os professores atribuem ao estudo da história do Brasil no período de 1964 a 1985;

  • Associado a projeto de intervenção em sala de aula (envolver Iniciação Científica Junior da UFMS).

Linha de pesquisa 4 - Políticas educacionais, currículo e ensino

Abriga pesquisas que investiguem o currículo compreendido como um sistema de significações dentro do qual os sentidos são produzidos pelos sujeitos, configurando-se, dessa forma, como espaço de poder. Nessa via, o objetivo será dar visibilidade ao poder de significar, criar sentidos e hegemonizar concepções e práticas de currículo a partir de estudos de documentos e práticas situados tanto na esfera da formulação das políticas educacionais, quanto no espaço na escola.

1. Profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (líder do GEPEH) (FAED/UFMS)(PPGEDU/UFMS) (PROFHistória/UEMS):

  • Projeto de Pesquisa 1: Sentidos de conhecimento e de docência em propostas curriculares: implicações da BNCC e da BNC-FP para as disciplinas escolares e para a formação de professores.

  • Artigos relacionados:

    • SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; ANDRADE, Juliana Alves de. O lugar do conhecimento na Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP): a primazia do conhecimento para fazer algo. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bomfim. Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021 (p. 147-161).

    • SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77129, 2021, p. 1-24.

    • SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de História no Currículo Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS): o futuro do passado. In: FERREIRA, Angela R.; ALMEIDA NETO, Antonio, S. de; MELLO, Paulo E. D.; FERREIRA, Carlos A. de L.; ADAN, Caio F. F. (org). BNCC de História nos estados: o futuro do presente. Porto Alegre: Editora Fi, 2021, p. 242-258. (Capítulo de livro).

  • Projeto de pesquisa 2: Relações entre o currículo da Educação Básica e o currículo para a formação de professores no ensino superior: diálogos e interdições entre as diferentes concepções de área de ciências humanas e sociais.

    • Projeto institucional (ABEH) com equipe interinstitucional e de abrangência nacional;

    • Coordenação: profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (vicepresidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino de História (ABEH).

    • Produzir estudos, com vistas à publicação, objetivando centralmente subsidiar a formulação de políticas curriculares da Educação Básica e do Ensino Superior sobre os fundamentos da área de Ciências Humanas e Sociais.

    • Período: 2022-2024.

Orientações:

  • Ana Karolinna Rodrigues Moraes (graduanda em Pedagogia/FAED):

    • Plano de Trabalho IC e TCC: A Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) e a precarização do trabalho docente: sentidos de direitos nas políticas curriculares.

  • Felipe Costa Gonçalves (graduando em Pedagogia/FAED):

    • TCC: trabalho em elaboração - O que o curso de Pedagogia pode ofertar a profissionais de diferentes áreas?

  • Profa. Danielle Luzia Ramos de Moraes Navarro (mestranda PROFHistória/UEMS; Pedagoga; docente da REME/Campo Grande/MS)

    • ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SENTIDOS DE PENSAMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM DOCUMENTOS CURRICULARES (já qualificada);

    • Texto completo publicado em anais: NAVARRO, Danielle Luzia Ramos de Moraes; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensino de História na BNCC de educação Infantil e os currículos de Mato Grosso do Sul. In: Anais do XIV Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade (evento on-line), São Cristóvão: UFES, 2020.

2. Prof. Dr. Fernando Vendrame Menezes (Docente da rede municipal de Campo Grande e Técnico da SEMED/MS – setor de formação de professores):

  • Das análises em dissertações e teses (2014 - 2015) à história comparada sobre a constituição do ensino secundário (Belo Horizonte e Campo Grande). Campo Grande: UFMS/PPGEDU, 2018 (tese de doutoramento).

  • Parceria no curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho” (2/2019).

  • Artigo: MENEZES, Fernando Vendrame; HERNANDES, Leandro; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; VERA, Maria Larissa Montania. Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História. Revista Diálogos Educacionais (SEMED), PREVISÃO PUBLICAÇÃO: 2022.

  • Projeto de extensão: Formação de professores e currículo: políticas curriculares nacionais, locais e as práticas na sala de aula (2022).
     

3. Profa. Dtanda. Gresiela Souza (SED/MT e PPGEDU-MAT/UFMS):

  • Relatório de qualificação da tese de doutorado intitulada: “Ball, Berstein e Brecht: olhares, afetações e recontextualizações sobre a Política Pública Educacional “Novo Ensino Médio” no Estado de Mato Grosso” (banca no dia 21.02.22)

  • Projeto de extensão: Formação de professores e currículo: políticas curriculares nacionais, locais e as práticas na sala de aula (2022).

4. Profa. Dtanda. Gresiela Souza (SED/MT e PPGEDU-MAT/UFMS); Profa. Dra. Márcia Bortoli Ulliana (Doutora em História/UFGD)(Docente da Rede Básica de Ensino/MS) e Maria Lima:

  • Projeto de escrita de artigo (para 2022): Produzir análise sobre os sentidos do significante PROJETO DE VIDA no interior das políticas educacionais a partir da leitura de documentos legais e produções locais no processo de implantação, objetivando dar visibilidade ao processo de privatização da educação pública através da produção de movimentos de hibridização.

PARCERIA EM PROJETOS DE EXTENSÃO ASSOCIADOS ÀS PESQUISAS DA LINHA 4:

 

1. Profa. Dra. Patrícia Teixeira Tavano (Pedagoga, mestrado e doutorado em Educação. Fisioterapeuta) (UFMS/CPAN):

  • Projeto de extensão: Formação de professores e currículo: políticas curriculares nacionais, locais e as práticas na sala de aula (2022).

    • Organização do IV Seminário do GEPEH (setembro de 2022) – Disciplinas Escolares (parceria com Prof. Fernando Vendrame).

2. Profa. Maria Larissa Montania Vera (Docente da rede municipal de Campo Grande e Técnica da SEMED/MS) (mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História/PROFHistória/UEMS).

  • Parceria no curso “Formação dos professores para o ensino remoto: reflexões sobre a prática e sobre estratégias de trabalho” (2/2019)

    • Organizadora e ministrante no Curso de Extensão: “Imagens no ensino de História: cultura visual, narrativas e usos do passado na sala de aula” (jul/ago.21) [ação vinculada ao projeto de extensão Formação de professores e currículo: políticas curriculares nacionais, locais e as práticas de leitura, escrita e ensino de História na sala de aula (2021/2022)].

    • Artigo: MENEZES, Fernando Vendrame; HERNANDES, Leandro; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; VERA, Maria Larissa Montania. Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História. Revista Diálogos Educacionais (SEMED), PREVISÃO PUBLICAÇÃO: 2022.

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