top of page
LOGO_GEPEH_15_ANOS-removebg-preview.png

ALMEIDA, M. de F. X. da A. de. Leitura e leitores no livro didático de língua portuguesa. Minicurso. 9º Seminário de Educação e Leitura: Debatendo a cor do silêncio. Departamento de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022. Disponível em: https://doity.com.br/9-seminario-educacao-e-leitura#schedule. Acesso 06 fev. 23.

ALMEIDA, Maria de Fátima Xavier da Anunciação; NOGUEIRA, Indaya de Souza. Projeto de aula abertas: defesa da formação docente e da educação pública. Revista Hominum. V. 9 edição 24, Jan. 2023. Disponível em: https://www.revistahominum.com/wp-content/uploads/2023/01/ed24_vol09.pdf; p. 46-51.

ALMEIDA, M. DE F. X. DA A. DE. O livro didático de língua portuguesa: um estudo da Coleção Ápis, 1º ao 5º ano. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. e08[2023], 28 fev. 2023. Disponível em:  https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17488

BARRETO, Danielle dos Santos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O papel da escrita nas aulas de história: escrever e pensar historicamente.. In: Anais do VI CBEPF - Congresso Brasileiro de Ensino e Processos Formativos. São José do Rio Preto (SP) UNESP, 2022. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/VIcbepf/522268-O-PAPEL-DA-ESCRITA-NAS-AULAS-DE-HISTORIA--ESCREVER-E-PENSAR-HISTORICAMENTE>. [Acesso em: 13 dez.2022]

BARRETO, Danielle dos Santos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O papel da escrita nas aulas de história: escrever e pensar historicamente. XX Encontro Estadual de História Anpuh-PB: Independências, Revoluções e Modernismos. Caderno de Resumos. João Pessoa: CCHLA/UFPB, 2022. p. 88. Caderno de resumos disponível em: http://anpuhpb.org/docs/caderno_resumos_xxeeh-2022_anpuhpb.pdf [acesso em 09 jan.2023]

BARRETO, Danielle dos Santos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos do aprender a escrever e práticas em sala de aula: ensino de história e identidade. Revista Hominum: Humanidades e Ensino, n. 24, 2023, p. 59-65. Disponível em: https://www.revistahominum.com/wp-content/uploads/2022/12/ed24_vol09.pdf [acesso em 06 jan.2023].

BARRETO, Danielle dos Santos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos sobre o papel da escrita nas aulas de História: produção de identidades e diferenças nas disciplinas escolares. XVII Encontro Regional da ANPUH-MS, 2024.

CARDOSO, Rosa Neide; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensinar/aprender a ler e a escrever em contextos significativos: a experiência de produção de um jornal escolar. In: POTT, Daniele Taís; BARROSO, Flavia de Oliveira Queiroz; GALAN, ARECO, Luciana; Lucilene Ledesma Silva; SOARES, Maria Claudia Cordova; EUZÉBIO, Natália Gabrieli dos Santos Fagundes; OLIVEIRA, Valéria Rita de Souza de; ALMEIDA, Everton Gentil Rodrigues de (orgs). Potencialidade da linguagem: perspectivas e desafios. Campo Grande: SED, 2022, p. 39-46. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/Ebook-LINGUAGENS.pdf [acesso em 06 jan.2023]

FURTADO, D. R. P.; RIBEIRO, SUZANA LOPES SALGADO; SOUZA, M. A. África na sala de aula: relações entre formações e práticas de professores de História. In: Célia Beatriz Piatti; Josiane Peres Gonçalves; Sonia da Cunha. (Org.). Processos formativos, práticas educativas, diferenças: diálogos em pesquisa. 1ed.Campo Grande: Ed. UFMS, 2022, v. ', p. 339-362.

GUIDA, S. L. A. G.; RIBEIRO, S. L. S. .; SOUZA, M. T. S. de .; ORTIZ MONTEIRO, P. Construção de identidade na adolescência: dilemas individuais e sociais. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. AR14, 2024. DOI: 10.21680/1984-3879.2024v24n1ID35507. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/35507

JESUS, M. V.; SANTOS, E. O.; MAGALHAES, J. A.; TAVANO, Patricia Teixeira. A invisibilidade nas relações de poder In: Integra 2022, 2022, Campo Grande. Integra UFMS: anais 2022. Campo Grande: Editora UFMS, 2022. p.749 - 749

JESUINO, Giovanna Sanches Serbilla e RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Relações Etnico-raciais e Ensino de História: tensões entre a lei 10.639/2003 e a BNCC. JAMAXI - Revista de História, v5, n2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/jamaxi/article/view/5994 

JOFRE, L. e RIBEIRO, S. L. S. Narrativas da luta: história do Assentamento Egídio Brunetto. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 8, n. 18, 2021, p. 203-225. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13328. 

LUZ, E. S.; CABANHAS, G. P. M.; TAVANO, Patricia Teixeira. Ensino remoto emergencial na rede municipal de ensino de Corumbá-MS In: Congresso de Pesquisa em Educação: CONPEduc 2021, 2021, Rondonópolis. Anais do Congresso de Pesquisa em Educação: CONPEduc 2021. Rondonópolis: Universidade Federal de Rondonópolis, 2021. v.11.

MATOS FILHO, Airton Fernandes de. Letramentos Históricos nas atividades de um livro didático. Caderno de Resumos II Colóquio da Rede Nacional EMPesquisa: Pesquisas sobre o Ensino Médio. Curitiba: UFPR, 2024.

MENEZES, Fernando Vendrame; HERNANDES, Leandro Longui; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; VERA, Maria Larissa Montana. Relato de um aprendizado, experiência de uma formação: notas sobre um curso de formação para professores de História. Diálogos Educ. R., Campo Grande, MS, v.11, n.1, p. 83-92, ago. 2022. Disponível em: http://dialogoseducacionais.semed.campogrande.ms.gov.br/index.php/dialogos/article/view/277

MORAES, Ana Karolinna Rodrigues; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. A Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) e a precarização do trabalho docente: sentidos de direitos nas políticas curriculares. Integra UFMS [recurso eletrônico] : anais 2022 /  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. -- Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2022, p. 547. Disponível em: https://integra.ufms.br/files/2022/12/Anais_integra_UFMS_2022_.pdf [acesso em 09 jan.2023]

MORAES, Ana Karolinna Rodrigues. A precarização do trabalho docente e a Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP). Revista Hominum. v, 9, n. 24, p. 52-58, Jan. 2023. Disponível em: https://www.revistahominum.com/2022/12/edicao-24-janeiro-2023/

MORAES, Ana Karolinna Rodrigues; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. A precarização do trabalho docente nas políticas curriculares: sentidos de direito e valorização na Base Nacional Comum Curricular de Formação de Professores (BNC-FP). Integra/UFMS. 2023.

​ NAVARRO, Danielle Luzia Ramos de Moraes; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensino de História na BNCC para a Educação Infantil: processos de apagamento. XX Encontro Estadual de História ANPUH-PB: Independências, Revoluções e Modernismos. Caderno de Resumos. João Pessoa: CCHLA/UFPB, 2022. p. 88. Caderno de resumos disponível em: http://anpuhpb.org/docs/caderno_resumos_xxeeh-2022_anpuhpb.pdf [acesso em 09 jan.2023]

NAVARRO, Danielle Luzia Ramos de Moraes; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos de temporalidade na BNCC da educação infantil. XVI Encontro de História da ANPUH/MS. XX Semana de História da UEMS. V Seminário do ProfHistória da UEMS. Amambai: Campo Grande: Ed. Autores, 2022, p. 135. Resumo disponível em: https://drive.google.com/file/d/1gDjI-bY1QlEybyVDAGTKg9IzBQw65mjY/view [acesso em 17 jan.2023]

NAVARRO, Danielle Luzia Ramos de Moraes; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos de pensamento histórico-social na BNCC para a educação infantil: submissão da infância à racionalidade neoliberal. In: ZANDAVALLI, Carla Busato; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos (orgs). Formação docente e currículos em tempos de BNCC: competências e habilidades para qual qualidade? São Paulo: Pimenta Cultural, 2023 (p. 44-74). disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/formacao-docente-bncc

QUEIROZ, Vivina Dias Sol; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos e significados de currículo para a educação das relações étnico-raciais construídos por docentes em uma escola quilombola no município de Jaguari/MS. In: JEFFREY, Debora Cristina; GARCIA, Maria de Fátima. 20 anos da lei 10.639/2003: Trajetos e possibilidades na educação das relações étnico-raciais. Curitiba: CRV, 2022. p. 97-107.

RIBEIRO, S. L. S.; ROVAI, M. G. O.; GAMA, V. P. F. Narrativas orais de professoras: saberes caiçaras numa comunidade de Ubatuba-SP. HISTÓRIA ORAL, v. 22, p. 340-358, 2019. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/902/pdf 

RIBEIRO, S. L. S. Narrativas e entrevistas em pesquisas qualitativas: história oral como possibilidade teórico-metodológica. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a724. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/724 .

​RIBEIRO, S. L. S., SIQUEIRA, R. N. ABDALA, R. D. Percepção de alunos/as sobre gênero no Ensino de História: políticas públicas de formação docente e educação básica. Ensino & Pesquisa, v. 19, nº 1, 2021. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/4118. 

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. A arte de ensinar: entrevista com Marluce Lulu de Melo. FARIA, Juraci e MARTINS, José Luiz Gândara (Orgs). Antologia Poética da Esperança. Lorena: Ed. Casa, 2022, p. 263-277.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; CORTEZ, Erica Andreia; MACIEL, Carina Elisabeth. Formação e prática docente: narrativas de professores sobre saberes para a educação inclusiva. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 8, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/issue/view/149. 

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral e ensino: registro de entrevistas para análise de práticas docentes. Revista Hominum. N. 24, Jan. 2023. Disponível em: https://www.revistahominum.com/wp-content/uploads/2023/01/ed24_vol09.pdf. 

​RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. Análise das relações entre a BNCC, Currículo Paulista e Currículo de Taubaté, no componente curricular História. 2023.

RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado. História Oral e ensino: registro de entrevistas para análise de práticas docentes. Revista Hominum. N. 24, Jan. 2023. Disponível em: https://www.revistahominum.com/wp-content/uploads/2023/01/ed24_vol09.pdf

RODRIGUES, Ana Karolinna; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. A Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) e a precarização do trabalho docente: sentidos de valorização em disputa. In: ZANDAVALLI, Carla Busato; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos (orgs). Formação docente e currículos em tempos de BNCC: competências e habilidades para qual qualidade? São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. (p. 129-159). Disponível em: https://www.pimentacultural.com/livro/formacao-docente-bncc

RIBEIRO, S. L. S. Avaliação como processo de tradução e subjetivação: : diálogo e conflito no ensino de história . História & Ensino, 28(1), 018–034, 2023. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/46625

RIBEIRO, S. L. S, Evangelista, M. B., & Rovai, M. G. de O. (2024). Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO): produções, experiências e afetos. História Oral, 27(2), 56–74. https://doi.org/10.51880/ho.v27i2.1497. https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/1497/106106106407 (A3)

RIBEIRO, S. L. S.; SANCHES, M. F. G. ; BRAUER, K. C. N. ; BUSSOLOTTI, J. M. . Complexidade das práticas educativas: reflexões sobre educação e ensino de inglês. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 30, p. 74-93-93, 2024. Disponível em: https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/3822

SALLES, Bruna Rodrigues; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DE LINGUAGEM: ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. Integra UFMS. 2023.

SANTANA, Eduarda Vargas; ALMEIDA, Maria de Fátima Xavier da Anunciação. ANÁLISE DO PROGRAMA CONTA PRA MIM. VI SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE – INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: “Escola e Universidade Pública em tempos de reconstrução". 2023.

SANTOS, M. A. L.; RIBEIRO, S. L. S.; ONORIO, W. O.. Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): sentidos de diversidade nos anos iniciais. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 24, p. 961-978, 2020. https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14326

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; SANTOS, Lourival dos; SANTOS, Janaína Cecílio Soares dos. Ensino de história para a (re)educação das relações raciais: processos de significação e produção de sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). História & Ensino, Londrina, v. 27, n. 1, p. 123-149, jan./jun. 2021. Disponível em:  https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39317

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e77129, 2021, p. 1-24. Disponível em https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77129/44766

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; BARRETO, Danielle dos Santos. Sentidos do Aprender a Escrever e Práticas em Sala de Aula: Ensino de História e Identidade. Revista Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 24, n. 44, set./dez. 2021, p. 374-396.

Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5642 

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; ANDRADE, Juliana Alves de. O lugar do conhecimento na Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP): a primazia do conhecimento para fazer algo. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bomfim. Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Aspectos do papel mediador da língua escrita na formação inicial de docentes de história: experiência e encontro. In: MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski; ROSSATO, Luciana (orgs). Formação de professores/as em Geografia e História: saberes e práticas. Goiânia: Editora Alfa Comunicações, 2021 (p. 121-143). Disponível AQUI

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de História no Currículo Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS): o futuro do passado. In: FERREIRA, Angela R.; ALMEIDA NETO, Antonio, S. de; MELLO, Paulo E. D.; FERREIRA, Carlos A. de L.; ADAN, Caio F. F. (org). BNCC de História nos estados: o futuro do presente. Porto Alegre: Editora Fi, 2021, p. 242-258. (Capítulo de livro). Disponível AQUI

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; ANDRADE, Juliana Alves de. A Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-FP) e a primazia da pedagogia das competências nos currículos das licenciaturas. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bomfim. Formação docente e currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios. Rio de Janeiro: Mauad X, 2021 (p. 147-161). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1BKAnXdPN65jPIjjurfUMQB4_tIzUyfVV/view?usp=sharing

​SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado; ONÓRIO, Wanessa Odorico. Diversidade e ensino de História na BNCC: interculturalidade funcional e esvaziamento da reflexão crítica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: I Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais (evento on line). Caderno de Resumos: Faculdade Luciano Feijão, 2021. [texto completo]. Disponível em https://flucianofeijao.com.br/novo/wp-content/uploads/2021/04/Livro2_6.pdf ISSN: 978659939752

SANTOS, Janaina Cecílio dos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; SANTOS, Lourival dos. Ensino de História e (re)educação das relações raciais: processos de significação na Base Nacional Comum Curricular. In: I Colóquio Latino-Americano sobre Insurgências Decoloniais, Psicologia e os Povos Tradicionais: Relações raciais, Interculturalidade, e Cultura Política nas Poéticas e Memórias em tempos de crise (evento on line). Caderno de Resumos: Faculdade Luciano Feijão, 2021. [Resumo expandido] [Disponível em:  https://www.even3.com.br/anais/coloquiopovostradicionais/269782-ensino-de-historia-e-(re)educacao-das-relacoes-raciais--processos-de-significacao-na-base-nacional-comum-curricul/ [acesso em 20.11.22]

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Produção de textos e de lugares comuns nas aulas de História: gestos de interpretação de uma docente. Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (ENPEH). Cáceres: Editora Unemat, 2021, p. 359-362. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/15716dNgMe15dvVgMwsq0fORIYlOqUUnw/view [acesso em 25 jan 2023]

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de História em perspectiva neotecnicista: sentidos de atitude historiadora nas políticas curriculares hodiernas. In: PINTO JR. Arnaldo; SILVA, Felipe Dias de Oliveira; CUNHA, André Victor Cavalcanti Seal da. A BNCC de História: entre prescrições e práticas.  Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2022. p. 155-192.Disponível em: https://www.abeh.org.br/download/download?ID_DOWNLOAD=20

​​SANTOS, Janaína Soares Cecílio dos Santos; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensino de história e identidade: relações raciais em  propostas curriculares para os anos iniciais (1998-2019). In: PIATTI, Célia Beatriz;  GONÇALVES, Josiane Peres;  URT, Sonia da Cunha (org). Processos formativos, práticas educativas, diferenças: diálogos em pesquisa. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2022, p. 363-388. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5443 

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; BARRETO, Danielle dos Santos. A produção de identidades em meio a concepções docentes: o papel da escrita no ensino de história. In: PIATTI, Célia Beatriz;  GONÇALVES, Josiane Peres;  URT, Sonia da Cunha (org). Processos formativos, práticas educativas, diferenças: diálogos em pesquisa. Campo Grande, MS : Ed. UFMS, 2022, p. 389-413. Disponível em: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5443 [Acesso em 09 jan.2023]

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. O ensino de História no Ensino Médio: a pedagogia das competências e a flutuação de sentidos de conhecimento na BNCC. In: ANDRADE, Juliana Alves; CERRI, Luis Fernando (orgs). Os presentes do ensino de História: (re)construção em novas bases. Recife: ABEH; Ed. Universitária UFRPE, 2023 (33-53). Disponível em: https://www.abeh.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=437

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos de aprendizagem da História: epistemologia e produção de conhecimento em um campo de pesquisas. GABRIEL, Carmen T.; MARTINS, Marcus L. B.; ANDRADE, Juliana. Aprendizagem e avaliação da História na escola: questões epistemológicas. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2023 (p. 104-123).

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. A tecnificação das Ciências Humanas nas políticas curriculares para o Ensino Médio: Pedagogização do conhecimento escolar e a instituição de uma nova Economia Moral. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), 2024. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5703

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; SANTOS, Lourival dos. A Educação em Direitos Humanos na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio (BNCC-EM): interculturalidade funcional na produção de subjetividades dóceis. In: FROTA, Maria Guiomar da Cunha; GOMES, Pablo. Direitos Humanos para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2024 (no prelo).

SANTOS, Lourival do; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. As tramas da vida dos Caipiras Pretos em Furnas do Dionísio: educação escolar quilombola e artesanato de peneiras de taboca na formação de professoras/es. Anais do V Colóquio Raça e Interseccionalidades e o Primer Congreso del Investigadores Afrolatinoamericano y del Caribe. Rio de Janeiro: , 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Sentidos de Ciências Humanas em disputa e o apagamento das disciplinas escolares do currículo do Ensino Médio. Caderno de Resumos II Colóquio da Rede Nacional EMPesquisa: Pesquisas sobre o Ensino Médio. Curitiba: UFPR, 2024.

SANTOS, Lourival; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. As tramas da vida dos caipiras pretos em Furnas do Dionísio: educação escolar quilombola e artesanato de peneiras de taboca na formação de professoras/es. [capítulo de livro em elaboração] 2024/2025.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; SILVA, Breno Luiz Garbin. Práticas de linguagem no ensino de História: perspectivas críticas à noção de letramento. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; OLIVEIRA, Cristiane dos Santos. O Ensino de História na Escola Guaicuru: perspectivas de decoloniais para o currículo do ensino médio em Mato Grosso do Sul. XVII Encontro Regional da ANPUH-MS, 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; SILVA, Breno Luiz Garbin. Práticas de linguagem no ensino de História: perspectivas críticas à noção de letramento. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; OLIVEIRA, Cristiane dos Santos. O Ensino de História na Escola Guaicuru: perspectivas de decoloniais para o currículo do ensino médio em Mato Grosso do Sul. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos; FERNANDES, Jonathan O. Ensino de História no Ensino Médio: Processos Formativos e a Produção de Identidades. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), 2024.

SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Ensino de história no Novo Ensino Médio e na BNCC: interdisciplinaridade a serviço da desprofissionalização. XIV Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (ENPEH), 2024.

SILVA, A. R. B. S.; TAVANO, Patricia Teixeira. RELAÇÃO DE PODER E SUAS VERTENTES: A OPRESSÃO SERIA A ÚNICA FORMA DE ENSINO? In: Integra 2022, 2022, Campo Grande. Integra UFMS: anais 2022. Campo Grande: Editora UFMS, 2022. p.760 – 760.

SILVA, Alexsia Renata Banegas dos Santos da Silva; TAVANO, Patricia Teixeira, A relação de Corumbá/MS com a imprensa local no âmbito educacional. 2023

SILVA, Breno Luiz Garbin; SANTOS, Maria Aparecida Lima dos. Formação de professores, currículo e práticas de linguagem. Integra UFMS. 2023.

SILVA, Luciane Mendes da Silva. A oficina “Contar histórias não tem idade!”. Integra UFMS. 2023.

SOUZA, R. R.M.S. de; ALMEIDA, M. de F. X. da A. de. Conhecendo as práticas de Leituras dos Acadêmicos de Pedagogia da Faculdade de Educação. Anais 9º Seminário de Educação e Leitura: Debatendo a cor do silêncio. Departamento de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2022. Disponível em: https://doity.com.br/9-seminario-educacao-e-leitura/blog/programacao-apresentacao-de-trabalhos

SOUZA, H. S.; JESUS, M. V.; TAVANO, Patrícia Teixeira. RELATO DE EXPERIÊNCIAS DAS AÇÕES PIBIDIANAS NA ESCOLA MUNICIPAL FERNANDO DE BARROS EM CORUMBÁ-MS In: Congresso de Pesquisa em Educação: CONPEduc 2021, 2021, Rondonópolis.   Anais do Congresso de Pesquisa em Educação: CONPEduc 2021. Rondonópolis: Universidade Federal de Rondonópolis, 2021. v.11.

SOUZA, R. R.M.S. de; ALMEIDA, M. de F. X. da A. de. Conhecendo as práticas de Leitura dos Acadêmicos de Pedagogia. II Semana de Educação e Formação Docente da Faed/UFMS. 2ª Semana de Educação e Formação de Docente da FAED: Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, 2022

SOUZA, M. A. de; SILVA, D. S.; RIBEIRO, S. L. S. A percepção de crianças de 5 anos sobre aprender e brincar na escola. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 91–109, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.67992. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/67992

TAVANO, Patrícia Teixeira. Sala de aula/território. Revista Hominum, v.09, p.13 - 16, 2023.

TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, M. I. Currículo: um artefato socio-histórico-cultural. Revista Espaço do Currículo, v.11, p.29 - 44, 2018.

TAVANO, Patrícia Teixeira. Contextos históricos, políticos e sociais da educação brasileira - 2. ed. São Paulo: Senac, 2022 p.152.

TAVANO, Patrícia Teixeira. História das disciplinas escolares: aproximações no ensino superior, 2023 (no prelo)

TAVANO, Patrícia Teixeira. Práticas de Avaliação. São Paulo: Senac, 2020, v.1. p.184.

TAVANO, Patrícia Teixeira. Ressignificação pandêmica da liturgia e cultura da escola In: Caleidoscópio Educacional: Novos Olhares para as Políticas, Práticas e Diversidades na Contemporaneidade.1 ed. Porto Alegre: IFRS, 2022, p. 201-217.

TAVANO, Patrícia Teixeira. Desterritorialização e expropriação cultural dos caiçaras do Litoral Norte Paulista In: Os sertões paulistas: medicina, saúde pública e a invenção do território.1 ed. São Paulo: Alameda, 2021, p. 191-216.

TAVANO, Patrícia Teixeira; ALMEIDA, M. I. Uma experiência curricular na Faculdade de Medicina da USP: o Curso Experimental de Medicina In: Educação, Medicina e Saúde: tendências historiográficas e dimensões interdisciplinares.1 ed. Santo André: UFABC, 2018, v.10, p. 49-78.

TAVANO, Patrícia Teixeira; GONÇALVES, Carlos Germano Gomes. Prescrições curriculares fronteiriças: as licenciaturas em foco. Professare. v. 12, n. 1, p. 1-17, 2023. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/3099

TAVANO, Patrícia Teixeira. Sala de aula/território. Hominum. v, 9, n. 24, p. 13-16, 2023. Disponível em: https://www.revistahominum.com/wp-content/uploads/2022/12/ed24_vol09.pdf

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA DA EQUIPE
(2019 a 2024)

ASSISTA À LIVE COM A PROFa MARIA LIMA PROBLEMATIZANDO A BNCC

WhatsApp Image 2023-09-26 at 18.22.28.jpeg

No dia 30 de agosto de 2023 a Profª Drª Maria Lima participou da 3ª Temporada da série "Debatendo com o/a autor/a". A live foi ministrada pelo Prof. Drº Erinaldo Cavalcanti sobre o texto "Ensinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências", publicado pela Revista Educar (UFPA). A atividade, idealizada pelo Grupo de Pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA) intitulado "iTemnpo", está disponível em seu canal do Youtube e está disponível acima.

ASSISTA a outras lives com a profa. Maria Lima

Acesse: https://drive.google.com/file/d/1fQKDdUAkqM00Mm5MPqt104zHkBLPZCZ7/view?usp=sharing 

Conheça o canal do GEPEH no Youtube e acesse os cursos e lives com a equipe do GEPEH
 

bottom of page