No final de 2024, foi publicado o livro O ensino de História na BNCC: disputas, deslocamentos e acomodações, de autoria de Artur Nogueira Santos e Costa. O trabalho, resultado de sua tese de doutorado, orientado pela profa. Dra. Susane Oliveira (UnB) e defendida no segundo semestre de 2023, apresenta uma análise minuciosa sobre os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na conformação dos sentidos da História ensinada nas escolas brasileiras.
A profa. Maria Aparecida Lima dos Santos (líder UFMS do GEPEH/UFMS) escreveu o texto da segunda capa. A obra se insere em um campo fundamental de discussão, articulando os aspectos discursivos da BNCC com suas condições históricas, expondo as disputas políticas, sociais e econômicas em torno do ensino de História no Brasil.
Trata-se de uma pesquisa rigorosa e essencial para a compreensão crítica do documento curricular. Segundo a professora Maria Lima, em texto extraído da segunda capa do livro:
"Em linguagem fluída e em um texto muito bem escrito e fundamentado, o autor destaca o papel da BNCC na conformação dos sentidos orientadores da história a ser ensinada nas escolas brasileiras. A análise entrelaça magistralmente os aspectos discursivos às condições históricas de seu tempo, explicitando as disputas (sociais, políticas e econômicas) em torno da História que, segundo consta na BNCC, merece ser lembrada. Pautando-se por referencial foucaultiano e bibliografia atualizada do campo da Educação, realiza uma análise minuciosa, mobilizando, de forma privilegiada, ampla produção do campo de pesquisas em ensino de História. Por esses motivos, e pela contundente defesa da escola pública e do ensino de História, o trabalho de Artur merece ser lido e ocupar papel de destaque nas análises desse que é um dos documentos curriculares mais perversos de nossa história”.
Com 306 páginas, a obra foi publicada pela Editora Cancioneiro e pode ser adquirida por R$ 60,00 diretamente no site da editora.
O autor, Artur Nogueira Santos e Costa, é doutor em História pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua trajetória acadêmica e docente evidencia um compromisso com a pesquisa sobre ensino de História, currículo e escola pública.
A discussão sobre a BNCC e suas implicações para a formação docente e a construção do conhecimento histórico nas escolas segue sendo um tema central no debate educacional. Para quem deseja se aprofundar nesse campo, O ensino de História na BNCC: disputas, deslocamentos e acomodações é uma leitura fundamental.
Para adquirir o livro, acesse: https://www.editoracancioneiro.com.br/product-page/o-ensino-de-hist%C3%B3ria-na-bncc-disputas-deslocamentos-e-acomoda%C3%A7%C3%B5es.
Comentários