CONHEÇA NOSSO PROJETO DE EXTENSÃO
Projeto de extensão:
Formação de professores, currículo, práticas educativas e diferenças (2024-2027)
coordenação: profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (FAED/UFMS)
Neste projeto de extensão, integrado a projetos de pesquisa e ao ensino, damos continuidade a ações que vêm sendo desenvolvidas pela equipe do Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) ao longo de seus 15 anos de existência. Essas ações, sempre realizadas em parcerias que primam pelo diálogo, pretendem incidir nos processos formativos relacionados ao magistério na Educação Básica considerando, prioritariamente, a valorização das/dos profissionais da educação, no que tange a ofertar ações que dialoguem com seu cotidiano, valorizando e fortalecendo o trabalho que já é desenvolvido por esses sujeitos. As ações aqui arroladas foram propostas, estruturadas e planejadas em diálogo com essa comunidade e, com isso, foram emergindo como eixos articuladores principais: as temáticas das relações étnico-raciais, contextualizadas nas discussões sobre os Direitos Humanos; bem como, e em articulação, o trabalho com as políticas educacionais e curriculares, particularmente com a BNCC e o Currículo Referência de Mato Grosso do Sul (CRMS). Para realizar os objetivos aos quais nos propomos, organizamos neste projeto um conjunto de ações articuladas às linhas de pesquisa e à disciplinas que docentes, membros do grupo de pesquisa, ministram nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas, incluindo o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Educação (FAED).
Em breve, disponibilizaremos as datas dos cursos. Fique atenta(o)!
Outras Ações:
-
Curso presencial “A BNCC e o ensino de História na Educação Infantil”
Parceria: SEMED, ACP
2. Curso On Line "Uso da História Oral como instrumento e recurso didático para abordar as questões da diferença"
Parceria: UNITAU; SEMED
3. Ações de formação continuada de professoras(es) em direitos humanos de mulheres de indígenas em parceria com escolas públicas (integração com o projeto de extensão: Laboratório de Humanidades – TEKOVE (UEMS)
Parceria: UEMS; Defensoria Pública; Casa da Mulher Brasileira; EMEF Sulivan Silvestre Oliveira
4. Curso: Gerenciamento e produção para redes sociais
(público-alvo graduandas/os de IC do GEPEH)
Parceria: Ana Karolinna; Dani Barreto; Dani Navarro
5. Produção da cartilha BNCC para disponibilização no site do GEPEH/UFMS (material didático voltado à formação de professoras/es)
Parceria: Ana Karolinna; Dani Barreto; Dani Navarro
6. Ações na escola Zumbi dos Palmares “As tramas da vida em Furnas do Dionísio: peneiras, rapaduras e mandiocas dos quintais para a escola quilombola”
Parceria: Curso de Licenciatura em Educação do Campo;
Associação de Moradores de Furnas do Dionísio (docentes e discentes da Educação do Campo; comunidade escolar; lavradores e mestras artesãs
7. Ações de formação de professoras e professores sobre a temática étnico-racial
Divisão de Educação infantil (DEINF); Divisão de Ensino Fundamental e Médio (DEFEM);
Divisão de Políticas Específicas de Educação – (DPEE); Divisão de Apoio Técnico-Pedagógico (DIPED) - Secretaria Municipal de Educação (SEMED Campo Grande/MS)
8. Organização de Banco de Trabalhos de História e Geografia local e regional
Alimentação e disponibilização on line (via site do GEPEH/UFMS) de produção acadêmica qualificada em História e Geografia Regionais para apoiar planejamento das professoras e dos professores das redes públicas e privada do estado de Mato Grosso do Sul
Parceria: Graduandas/os do curso de Pedagogia e profa. Dra. Renata Barreira (UEMS)
9. História oral de vida de quilombolas
Parceria: Lourival dos Santos; Equipe LEDUCAMPO
10. Educação Democrática nas escolas públicas
Parceria: Professores; ACP
11. I Colóquio do GEPEH/UFMS
Parceria: Equipe projeto Ensino Médio; Todos GEPEH
12. Grupo de estudos anticoloniais e a intersecção entre raça, classe, gênero e revolução
Parceria com o Centro Acadêmico de História Lélia Gonzalez (CAHIS), Movimento Negro Unificado (MNU) e Grupo de Trabalho Akilombar
(reuniões semanais; às 5as feiras; das 17 às 19 horas)
Saiba mais clicando aqui