Revistas e Arquivos Digitais
https://www.abeh.org.br/site/capa
Na trajetória de consolidação do Ensino de História como um campo de pesquisa e produção de conhecimento, a Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH) está articulada aos eventos Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e do Encontro Nacional Pesquisadores do Ensino de História, uma vez resulta de discussões e articulações gestadas nestes eventos, e atualmente é a responsável por sua organização e promoção.
Este conjunto de iniciativas que têm como objeto específico o Ensino de História demarca e sintetiza esforços muito anteriores, de pesquisadores que vinham se dedicando a este objeto, e construindo a legitimidade dele e o espaço para ele, em especial na Associação Nacional de História (ANPUH) e nos eventos por ela promovido.
A Revista História Hoje - de acesso livre - é uma publicação semestral da Associação Nacional de História - ANPUH - Brasil que se dedica a divulgar resultados de pesquisa, reflexões, projetos e experiências voltados para temas que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente e também a criar um espaço institucional de debate sobre os diferentes lugares de atuação dos profissionais da área, especialmente nos âmbitos das escolas de Educação Básica e dos cursos superiores.
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino
O campo de discussão da Revista História & Ensino engloba: ensino de história; educação histórica; metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; Didática da História;construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica); estágio de História; ensino de História extraescolar; História da Educação; currículo de História (escolar ou acadêmico); cognição histórica; relações entre Ensino de História e História Pública; formação do professor de História.
Entende que os artigos devem veicular resultados de pesquisas e que os relatos de experiências didático-pedagógicas devem ser fundamentados em termos teóricos e metodológicos. DEVEM SER INÉDITOS.
https://portaldobicentenario.org.br/
O Portal do Bicentenário é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho.
https://www.acervos.uneb.br/index.php/
Acervo do Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL/CNPq), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), disponibiliza acesso on-line aos arquivos digitais de instituições públicas e privadas, com as quais firmou parcerias e acordos de cooperação técnica e científica.
Estão disponíveis para consulta acervos do Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC), Polo Judiciário de Caetité (PoloJUD), Arquivo Público Municipal de Rio de Contas (APMRC), Mitra Diocesana de Bom Jesus da Lapa e Instituto de Educação Anísio Teixeira (IEAT). Esses documentos foram digitalizados e as imagens podem ser solicitadas no e-mail arquivocaetite@uneb.br.
https://atom.archives.unesco.org/
Atualmente, as participações dos Arquivos da UNESCO são descritas em nível geral, com informações mais detalhadas sendo adicionadas continuamente. As descrições dão uma visão geral dos registros que são preservados nos Arquivos da UNESCO e como eles são organizados.
Por razões práticas, os arquivos estão organizados em 16 Grupos de Arquivos. Para acessar a lista de Grupos de Arquivos e suas descrições, por favor clique aqui. Por enquanto, recomendamos que você navegue pelo catálogo usando esta lista. Pesquisar por palavra-chave dará resultados que não são necessariamente classificados por pertinência.
Por favor, visite o Site dos Arquivos UNESCO para saber mais sobre a nossa instituição. Se você tiver alguma informação que você acha que devemos adicionar às nossas descrições dos atores, entre em contato conosco em archives@unesco.org.
https://atom.uff.br/
Esta é a plataforma AtoM da Coordenação de Arquivos da Superintendência de Documentação (CAR/SDC) da Universidade Federal Fluminense - UFF, que tem por objetivo: promover a difusão dos documentos em fase permanente da Universidade e fornecer elementos de descrição em vários níveis que permitam aos usuários conhecer e ter acesso ao nosso acervo.
Assim, o consulente irá se deparar com 4 acervos principais (Nível 1), e dentro deles, suas seções (Nível 2) e séries (Nível 3) e, quando for possível e necessário, dossiês (Nível 4) e itens (Nível 5). São estes: Coleções fotográficas das faculdades isoladas, Fundo Universidade Federal Fluminense, Fundo Faculdades Silva Serpa e Fundo Faculdade de Tecnologia de São Gonçalo. As duas últimas são instituições de ensino superior descredenciadas que tiveram seu acervo recolhido à Coordenação de Arquivos por força de lei.
Cabe ressaltar que nem todos os conjuntos descritos nesta plataforma estão disponíveis para consulta, visto que alguns se encontram em tratamento ou possuem impedimentos legais para seu acesso irrestrito. Os dados pessoais serão franqueados para a consulta do titular dos mesmos, na forma da legislação vigente.
As consultas presenciais ao acervo são precedidas de agendamento, sendo realizadas de segunda a quinta-feira, preferencialmente entre 09h e 14h. A solicitação dos documentos para pesquisa de caráter acadêmico, administrativo, cultural ou probatório é feita via formulário no site da Coordenação de Arquivos. Pensando em facilitar a experiência do usuário com o sistema, um manual de Acesso ao AtoM que pode ser acessado pelo RiuFF.
Parte dos documentos incluídos neste sistema provém da necessidade de transparência pública por meio do acesso à informação, então, é possível encontrar descritos aqui os documentos ainda em fase corrente (idade documental em que constam os documentos com valor administrativo), esses documentos são os pertencentes à série "Atos, Resoluções e Instruções" da administração superior da Universidade de Brasília. É possível encontrar os Atos, Resoluções e Instruções da Reitoria (Gabinete do Reitor), da Vice Reitoria, dos Conselhos superiores e das suas Câmaras, dos decanatos e dos órgão complementares da UnB; essa documentação pode ser vista no fundo "Universidade de Brasília". A partir de 19 dezembro de 2017 os atos administrativos da UnB estão disponíveis em "Publicações Eletrônicas" , serviço de publicação do Sistema Eletrônico de Informações, onde o usuário deve realizar a pesquisa, para orientá-lo a UnB disponibiliza o serviço de Boletim de Atos Oficiais que traz os resumos dos atos administrativos publicados pela Universidade.
O usuário poderá acessar as fotografias custodiadas pelo Arquivo Central da Universidade de Brasília no “Acervo Fotográfico”, que está ligado diretamente à entidade custodiadora como seção, que se encontra desvinculada para facilitar o acesso às fotografias. Ainda existe a série “Fotografia” da UnBTV que está sendo inserida por essa própria área produtora.
Use a parte de pesquisa na parte superior desta página para encontrar as descrições correspondentes à sua pesquisa. Você, ainda, pode navegar pelo site a partir do menu lateral ou selecionar o campo pesquisa avançada, dentro do campo pesquisa, em que podem ser utilizados filtros para otimizar a busca e recuperação das informações e dos documentos.
Os conteúdos acima são descritos e inseridos no AtoM diariamente; sendo que, atualmente, encontram-se em fase de descrição a subsérie: "Atos da Reitoria" (com documentos desde 1964) e o Projeto Memória do Movimento Estudantil "PROMEMEU" que em breve estará a disposição neste site.
https://memoria.coc.fiocruz.br/
A base de dados Memória Administrativa da Fiocruz é um espaço digital que disponibiliza verbetes sobre a trajetória político-administrativa dos órgãos/escritórios/unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os verbetes são elaborados com base em documentos arquivísticos custodiados pela Fiocruz, em narrativas de atores que participaram ou foram impactados pelas ações dessa instituição ao longo do tempo, e também em diversas outras fontes de informação.
Aqui você tem acesso a documentos, depoimentos, linhas do tempo, que ajudam a refletir sobre a trajetória dessa instituição centenária, patrimônio da sociedade brasileira.
O acervo da Universidade Federal de Santa Maria está sendo descrito e disponibilizado nesta base de dados. Os conjuntos documentais já disponíveis para consulta são:
Para visualizar o Acervo Artístico da UFSM clique aqui
Para visualizar o Arquivo Fotográfico da UFSM clique aqui
Para visualizar negativos fotográficos em preto & branco da UFSM (1958 - 1977) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pela Agência de Notícias da UFSM (1999-2021) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria da UFSM (2013 - 2018) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (1994 - 2022) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pelo Gabinete do Reitor da UFSM (2017) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pela Revista Arco da UFSM (2013 - 2017) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria (1998 a 2023) clique aqui
Para visualizar as fotografias produzidas pelo Departamento de Arquivo Geral da UFSM (2010 a 2019) clique aqui
Você pode contribuir conosco pelo e-mail: arquivofotografico@ufsm.br
https://memoria.cidarq.ufg.br/
O domínio Memória Cidarq UFG é o portal de acervos arquivísticos da Universidade Federal de Goiás (UFG), gerenciado pelo Centro de Informação, Documentação e Arquivo (CIDARQ). Utilizando o sistema AtoM (Access to Memory), a plataforma permite acesso a diversos documentos históricos e administrativos da UFG e de outras instituições, organizados em coleções e fundos arquivísticos.
Entre os principais acervos disponíveis, destacam-se documentos relacionados à gestão universitária, eventos históricos e temas educacionais. É possível navegar por categorias como nomes, funções, assuntos, locais e objetos digitais. Além disso, há materiais sobre a história da educação, administração universitária, e pesquisas realizadas no estado de Goiás. O sistema oferece funcionalidades multilíngues e acesso a descrições arquivísticas padronizadas.
Para explorar, recomenda-se usar a busca avançada ou navegar pelos assuntos e coleções disponíveis, como o "Fundo Divisão Central de Informações do Estado de Goiás" e o "Fundo Universidade Federal de Goiás"
Este portal permite ampliar o acesso ao acervo do CMU, formado por conjuntos pessoais e institucionais tanto públicos quanto privados, que abrangem um período entre o final do século XVIII e a atualidade, especialmente relacionados à cidade de Campinas (SP).
A base Mnemosine é o repositório informações arquivísticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Contempla o acervo de valor permanente da instituição, ou seja, acervo preservado de forma definitiva em função de seus valores informativo e probatório.
Estão reunidos documentos institucionais e pessoais, de diversos gêneros, abrangendo desde a fundação da instituição como Universidade do Brasil até os dias atuais.
http://www.atom.fpc.ba.gov.br./
A Fundação Pedro Calmon disponibiliza, por meio de acesso on line, a consulta aos fundos documentais custodiados, descritos e organizados em conformidade com as normas de descrição arquivística internacionais (ISAD(G), ISAAR(CPF), ISDF e ISDIAH) e nacional (NOBRADE) pelo Arquivo Público do Estado da Bahia e Centro de Memória da Bahia.
Para acessar os fundos documentais clique em “Descrições Arquivísticas” no menu ao lado esquerdo da tela. Para consultá-los, clicar sobre o nome do fundo de interesse. Em seguida, a descrição será apresentada na tela. Para navegar nas informações do fundo documental utilize o menu navegável à esquerda da descrição. A seta preta indicará que há desdobramentos a serem apresentados.