Representantes do Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) participaram da reunião do Comitê Mato Grosso do Sul da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, realizada no dia 12 de março em Campo Grande - MS, para debater os rumos do novo Plano Nacional de Educação (PNE).
No centro das discussões esteve o Projeto de Lei 2614/2014, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, que define as diretrizes da educação brasileira para a próxima década. Um dos pontos mais preocupantes no debate, segundo a Professora Maria Aparecida Lima do Santos, líder do GEPEH e integrante da Campanha, foi a possível exclusão das deliberações da Conferência Nacional de Educação (CONAE) no processo de formulação do novo PNE, o que representa um risco à participação democrática na definição das políticas educacionais do país.

Diante desse cenário, o GEPEH reforça a importância do envolvimento da sociedade civil, educadores e pesquisadores na construção de um plano educacional que atenda às reais necessidades da educação pública brasileira. A mobilização coletiva é essencial para evitar retrocessos e garantir avanços no direito à educação.
O GEPEH/UFMS marcou presença na reunião do Comitê com a participação de Danielle Barreto, filiada à Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Gustavo Machado, Samilly Albuquerque, Angelina Rodrigues e Jacob Castro.
Comments